Em 2 de abril de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a implementação de uma tarifa de 25% sobre todos os veículos importados, com vigência a partir de 3 de abril de 2025. A medida busca incentivar a produção doméstica e corrigir desequilíbrios na balança comercial americana.
"A Toyota vende muitos carros nos Estados Unidos, mas a GM não vende quase nenhum no Japão", justificou Trump ao anunciar a tarifa.
Muitas montadoras estrangeiras possuem fábricas nos EUA, o que pode mitigar os efeitos da nova tarifa. Entre elas:
No entanto, modelos fabricados fora dos EUA serão diretamente afetados pela tarifa.
O México, que exportou 2,8 milhões de veículos para os EUA em 2024 (70% de sua produção), será significativamente impactado. Modelos relevantes fabricados no México incluem:
A imposição da tarifa pode desencadear:
Embora o Brasil não exporte veículos diretamente para os EUA, pode haver impactos indiretos, como:
A nova tarifa de 25% sobre veículos importados, anunciada por Donald Trump, tem o potencial de remodelar o cenário automotivo global. Montadoras, consumidores e governos devem monitorar de perto os desdobramentos dessa política e adaptar-se às mudanças no comércio internacional.
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